UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física das Radiações Ionizantes

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39019

Período/Série:

7o período

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Diego Merigue da Cunha

Ano/Semestre:

2021/01

Observações:

Disciplina ofertada em formato remoto

 

EMENTA

1. Conceitos básicos de física atômica e nuclear; 2. Modos de decaimento radioativo; 3. Radioatividade; 4. Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria; 5. Interação de raios X e gama com a matéria; 6. Interação de nêutrons com a matéria

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos a serem desenvolvidos na disciplina são de extrema importância na formação do futuro físico médico, pois permitem compreender os mecanismos básicos de produção e interação das radiações ionizantes com a matéria.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Utilizar os conceitos da física atômica e nuclear para compreender a produção de radiação. Explicar os mecanismos de interação da radiação ionizante com a matéria.

Objetivos Específicos:

A fim do semestre o aluno deverá ser capaz de:

- Compreender os mecanismos básicos de produção das radiações ionizantes

- Compreender os mecanismos básicos de interação da radiação ionizante (partículas carregadas rápidas, raios X e gama e nêutrons) com a matéria

 

PROGRAMA

 

1. Conceitos básicos de física atômica e nuclear: 1.1 Estrutura atômica e processos de desexcitação atômica; 1.2 O núcleo atômico; 1.3 Energia de ligação nuclear e estabilidade nuclear

 

2. Modos de decaimento radioativo: 2.1 Decaimento por emissão alfa; 2.2 Decaimento por emissão beta- ; 2.3 Decaimento por emissão beta+; 2.4 Decaimento por captura de elétron

 

3. Radioatividade: 3.1 Atividade; 3.2 Lei do decaimento exponencial; 3.3 Tempo de meia-vida e vida média; 3.4 Decaimentos em série

 

4. Interação de partículas carregadas rápidas com a matéria: 4.1 Caracterização das interações; 4.1 Poder de freamento para partículas carregadas pesadas; 4.2 Poder de freamento para partículas carregadas leves; 4.3 Alcance; 4.4 Densidade de ionizações e transferência linear de energia

 

5. Interação de raios X e gama com a matéria: 5.1 Espalhamento Compton; 5.2 Espalhamento coerente (Rayleigh); 5.3 Efeito fotoelétrico; 5.4 Produção de par; 5.5 Atenuação do feixe de fótons; 5.6 Coeficientes mássicos de transferência e de absorção de energia

 

6. Interação de nêutrons com a matéria: 6.1 Aspectos gerais; 6.2 Espalhamento elástico; 6.3 Espalhamento inelástico; 6.4 Captura de nêutrons; 6.5 Fissão nuclear induzida

7. Introdução à radiobiologia (opcional)

 

METODOLOGIA

As atividades serão divididas em 75% de carga horária síncrona (45 h) e 25% assíncrona (15 h), distribuídas da seguinte forma:

 

As atividades síncronas consistirão de aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo programático, por meio de videoconferência, utilizando a plataforma MS Teams. As aulas ocorrerão nos horários da disciplina definidos pelo Colegiado de Curso: às terças das 16:00h as 17:40 h e às quartas-feiras das 14:00 h as 15:40 h.

 

As atividades assíncronas consistirão de atividades na forma de estudos guiados, baseados em textos ou vídeos relacionados ao conteúdo da disciplina, a serem realizados pelos alunos, e entregues também por meio da plataforma MS Teams.

 

A assiduidade dos alunos será avaliada pela presença nas atividades síncronas, e pela entrega das atividades avaliativas assíncronas nos prazos estabelecidos.


 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do semestre, por meio da participação dos alunos nas atividades síncronas e assíncronas. A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Estudos guiados: 40 pontos

Lista de exercícios de revisão: 60 pontos (6 listas de 10 pontos cada)

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Radiation Biology: A Handbook for Teachers and Students, Training Course Series No. 42, IAEA, Vienna (2010). Disponível em: https://www.iaea.org/publications/8219/radiation-biology-a-handbook-for-teachers-and-students


INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Radiation Oncology: A Handbook for Teachers and Students, IAEA, Vienna (2005). Disponível em: http://www-naweb.iaea.org/nahu/DMRP/RadiationOncologyPhysicsHandbook.html


INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Nuclear Medicine Physics: A Handbook for Teachers and Students. Bailey D.L. et al. (ed.). International Atomic Energy Agency – Vienna, 2014. Disponível em: http://www-pub.iaea.org/books/IAEABooks/10368/Nuclear-Medicine-Physics

 

Complementar

Sprawls P. Physical Principles of Medical Imaging 2nd Ed. 1995. The Sprawls Educational Foundation Disponível em: http://www.sprawls.org/resources/books/

INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY, Diagnostic Radiology Physics,A Handbook for Teachers and Students, IAEA, Vienna (2014). Disponível em:https://www.iaea.org/publications/8841/diagnostic-radiology-physics

ATTIX, F. H. Introduction to Radiological Physics and Radiation Dosimetry. Weinheim, GE: Wiley-VCH, 2004.

JOHNS, H. E.; CUNNINGHAM, J. R. The Physics of Radiology. Springfield, Illinois: C. C. Thomas, 1983.

OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M. Física das radiações. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diego Merigue da Cunha, Professor(a) do Magistério Superior, em 21/10/2021, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 SEI nº 3118672